Gengibre em pó - faça você mesmo

Estes dias estava passeando no shopping e me encantei com um estande de tempeiros do mundo todo. Como não poderia ser diferente fiquei curioso se não conseguiria fazer por conta própria alguns deles, e o felizardo foi o Gengibre em pó. 

Gengibre é um item discreto na culinária brasileira, mais lembrado durante a época de quermesses nos famosos quentões, contudo, este ingrediente que pode ser encontrado facilmente pode incrementar receitas do seu dia-a-dia como arroz branco, sucos, peixes, molhos de salada, enfim, onde sua criatividade permitir.

Seu sabor exclusivo, marcante e picante realça o paladar e aromatiza onde é adicionado. Após a receita irei inserir algumas utilizações do ingrediente na culinária para que você possa fazer melhor uso do seu gengibre em pó e sabe o que é melhor? Economizar R$ 20,00 (dez/2013) num pote de algumas gramas deste item comprado no mercado.

Ingredientes:
2 Gengibres grandes (ou quanto quiser) ao menos 300g pra valer o esforço

Preparo
  1. Lave bem o gengibre e rale no ralo grande (akele que ralamos cenoura) ou corte em tiras tipo batata palha.
  2. Deixe secar ao sol, sobre um pano limpo, por 1 ou 2 dias (nestes dias de calor insano no dia seguinte eu já tinha meu gengibre em pó) - Espalhe bem, não os deixe amontoados
  3. Bata-os num liquidificador seco ou moedor de grãos até obter um pó bem fininho
Prontinho! Guarde em um pote seco e hermeticamente fechado e aproveite seu novo tempeiro

*Pasta para tempero -ótima para temperar carnes brancas
1 maço de manjericão
1 maço de hortelã
3 colheres de sopa de gengibre em pó
1 xícara de chá de cachaça ou vinagre de maçã
1 xícara chá de azeite
1 colher de sopa de sal
Bater juntos no liquificador até virar uma pasta , colocar em um vidro


Chás - A infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. "O chá também faz bem à beleza e à mente. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica ao transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação", explica Daniela. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.
Xaropes - A planta integra a formulação do medicamento por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica que faz aquela faxina no organismo e varre a dor de garganta para longe.
 
• Aos pedaços - Para dar fim à rouquidão e aliviar a garganta irritada, recomenda-se mastigar pedacinhos de gengibre. Mas, como alerta a nutricionista, é preciso ficar atento. "O gengibre mascara o problema e o indivíduo terá a falsa sensação de potência vocal, podendo abusar ainda mais da voz", explica.

• Na panela - O gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. "Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.", afirma a nutricionista.

• Sucos - Tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. "O suco gera mais disposição para o corpo, melhora da pele e o funcionamento do intestino", explica a nutricionista. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.

• Bala picante - Ela ameniza dores de garganta, mas é preciso atenção, pois, assim como mastigar pedaços da planta, elas somente mascaram a dor. "O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença", explica a especialista.

• Festa junina - Quentão é a bebida típica da folia de inverno dessa planta. Segundo Daniela Hueb, a bebida alcoólica e o gengibre assumem propriedades anestésicas nas cordas vocais. "Eles provocam uma sensação de alívio imediato, pois tem efeito vasodilatador, aumentando temperatura interna do corpo", completa a nutricionista.
Fonte: UOL

Um comentário:

  1. Nesta orientação, se ontem gengibre com granulação fina mas, não pô. Eu a tenho plantado e já procurei fazer conforme a receita. Usei um moedor de café que pode produzir um moer extrafino, como café, mas só consigo granulado.
    Espero ter colaborado

    ResponderExcluir

Pin it

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...